Cidades

Rio oferece serviços para familiares de pacientes internados

Os familiares recebem informações sobre a saúde do paciente internado e também assistência psicológica em caso de necessidade. Foto: Agência Senado - Divulgação

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), criou o Núcleo Estratégico de Apoio às Famílias (NEAF), voltado exclusivamente ao acolhimento dos familiares de pacientes que se encontram internados ou em leito de observação por mais de 24 horas.

Os familiares recebem informações sobre a saúde do paciente internado e também assistência psicológica em caso de necessidade. Desde que foi implantado, no início de maio, o serviço já realizou mais de 5 mil atendimentos e reduziu os ruídos de comunicação entre unidades de saúde e familiares.

Um dos objetivos do NEAF é, diariamente, acompanhar a evolução dos pacientes e apoiar os núcleos locais (das unidades de saúde) no acolhimento e informação aos familiares. Ou seja, todos os dias as unidades hospitalares e UPAs informam por telefone, das 13h às 18h, o estado de saúde dos pacientes, evitando assim o deslocamento dos familiares até as unidades.

Importante ressaltar que informação sobre óbitos não é passada por telefone. Cabe ao médico comunicar a família sobre a ocorrência do óbito e à equipe do NEAF dar o suporte e orientação necessários aos familiares.

O que é o Núcleo Estratégico de Apoio às Famílias (NEAF)?

É o serviço exclusivo ao acolhimento dos familiares de pacientes que se encontram internados ou em leito de observação por mais de 24 horas. Cada unidade de saúde tem um núcleo local ligado ao núcleo central, dando suporte para aperfeiçoar o fluxo de informações.

Formado por médicos, médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e quadro administrativo, a equipe do núcleo central dá plantão na Prefeitura de segunda à sexta-feira, das 10h às 18h, com 15 profissionais por turno, acompanhando esse tráfego de informações e, aos finais de semana, de forma remota.

Quando, por exemplo, há algum tipo de dificuldade das famílias de pacientes receberem informações na própria unidade, o NEAF se encarrega de identificar o problema e resolver, entrando em contato direto com esses familiares.

Apoio psicológico aos familiares de pacientes internados

Uma novidade à disposição das famílias é o atendimento psicológico. O NEAF identifica familiares que estejam em sofrimento diante dos efeitos da pandemia e os encaminha para apoio e suporte emocional, conectando-os com profissionais da rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

Publicada à 0h28

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